segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Conversa é o segredo de uma vida sexual completa

 

Amaury Mendes fala da importância da conversa na vida de um casal

Quando fomos entrevistar o sexólogo e terapeuta sexual Amaury Mendes, tivemos que roubar alguns minutinhos em sua agenda apertada. Ele estava muito requisitado já que era dia “Mundial Do Beijo” e ele é da pesquisa que mostra que 70% dos homens não beijam durante o sexo, “O beijo é algo muito íntimo, muitos têm dificuldade com essa intimidade”, diz o Doutor. Durante nosso papo o sexólogo falou ainda da importância da conversa na vida de um casal e que as relações estão acabando cada vez mais porque as pessoas olham apenas para o próprio umbigo deixando quem seu companheiro de lado.

Há quanto tempo o senhor é terapeuta sexual?
Sou médico há 33 anos e terapeuta sexual há 12.

Quem mais procura seu consultório?
Atendo a muitos casais. Sem preconceito, atendo tanto casais héteros, como homo. Atendo mulheres, homens, gays.

Qual o principal motivo de uma pessoa procurar seu consultório?
As pessoas vêem me procurar quando estão infelizes sexualmente. Com falta de desejo, inadequação sexual, problemas de ejaculação, homossexualidade latente.

Já teve algum caso onde o homem era casado e depois de muito tempo assumiu sua homossexualidade?
Sim. A sociedade castra, cerceia, exige uma postura dos homens, o homem nasce com o pai falando que o pinto dele é grande, mostrando para todo mundo. Enquanto com as mulheres é diferente. O pai não fica mostrando a perereca da filha é grande. Se ela é mais assanhada já é chamada de piranha pelo próprio pai, o que é um absurdo. Com a imposição da sociedade que sempre falou que os homens tinham que ser machões, os meninos crescem com isso e acabam tendo uma vida sexual mal resolvida. É triste porque isso acaba gerando pessoas infelizes e com casos mal resolvidos.

Os casais culpam a falta de tempo para ter uma relação completa?
Os casais hoje não conversam não se olham. Quando chegam no meu consultório, costumo perguntar qual roupa seu companheiro está usando, mas eles têm que falar olhando para mim e quase nunca sabem responder. As pessoas hoje só olham para o próprio umbigo. E não é apenas por falta de tempo. É porque não conversam se acomodam na relação. São infelizes e não assumem isso. Ao invés de ligarem perguntando se a pessoa está bem, como foi o dia, já ligam cobrando reclamando e isso acaba com qualquer relação.

Depois de um tempo de relação os casais acabam caindo na rotina e deixando a vida sexual de lado. Principalmente depois que os filhos chegam. Como os casais devem fazer para que isso não aconteça ou consigam reverter essa situação?
Eles devem conversar, sair, viajar sem crianças, família, sair da rotina. Tirar uns dias para olharem um para o outro. É importante ouvir o que seu parceiro tem a falar e colocar para fora o que está sentindo, só assim a relação será completa. Sem tabus, sem medos.

O número de mulheres contaminadas com o vírus HIV cresce a cada dia. Diferente de alguns anos atrás quando os homens eram os que mais se contaminavam. Por que essa proliferação?
Com os medicamentos de ereção os homens que não faziam mais sexo, voltaram a fazer. Com isso as mulheres que não faziam mais sexo também voltaram a fazer, já que elas são esposas desses homens.

Essas mulheres que são casadas há muito tempo e não se cuidam, têm medo de falar para seus parceiros que querem usar preservativo ou acreditam que não estão expostas a doença?
Esses homens não usam camisinha, já que não faz parte da cultura deles. E por isso, a mulher acaba não exigindo. Já que estão acomodadas com as relações, como casamento. Elas têm muita coisa a perder, a mordomia, é carro, lancha, filhos, casa de praia. Elas não querem largar tudo e por isso ficam expostas as doenças.

O senhor fez uma pesquisa sobre o beijo na vida dos casais de hoje e percebeu que ele ficou de lado. A que se deve isso?
O primeiro sintoma do afastamento de um casal é a falta de beijo. Quando você beija sua mucosa entra em contato com a do outro. Suas bocas estão muito próximas, é muito envolvimento, tem que ter muita sintonia. O beijo é o comprometimento dos indivíduos como um todo.

Na pesquisa o senhor relatou ainda que as prostitutas dificilmente beijam na boca. Por quê?
Justamente pelo o que eu falei, quando você beija, cria vínculos. O beijo é muito íntimo. As pessoas hoje têm muita dificuldade de criar vínculos, os adolescentes, por exemplo, hoje não criam vinculo algum, eles estão acomodados nas casas dos pais e não saem de lá por nada.

Muitas mulheres poucas vezes chegam ao orgasmo ou nunca chegaram. Por isso acontece?
Orgasmo é o objetivo de todos na hora do sexo, mas ele não é tudo. O importante é o erotismo o contato, é gostar. O grande objetivo da mulher é satisfazer o seu marido. Muitas vezes elas não estão afim de fazer sexo, mas fazem porque estão satisfazendo o marido. É preciso ter encanto, manter o grau de admiração além do sexo. A grande coisa é ter uma boa relação. É importante ter confiança na pessoa que está do seu lado. Confiança é a base de uma relação, confiança é tudo.

Qual dica o senhor dá para todos termos uma vida sexual melhor e satisfatória?
As pessoas têm que conversar. Hoje os casais falam sobre tudo, contas, obrigações, filhos, mas não conversam sobre sexo. Sexo é tabu, virou mito, as pessoas nunca estão satisfeitas com sua vida sexual, a do outro sempre é melhor, querem gozar como nos filmes pornôs, ter o corpo da vizinha. A cultura da beleza faz com que as pessoas se sintam pequenas ao lado dos outros. Tive uma paciente que não conseguia falar para o marido que queria fazer sexo anal, porque ele dizia que quem gostava de sexo anal não prestava, não era mulher direita, um absurdo. As pessoas têm que ser sinceras falar com carinho, os casais têm que conversar. Os homens principalmente deixam a relação de lado. Costumo dizer que se a pessoa está com alguém que não gosta e não é feliz, é porque essa pessoa não se ama. É melhor uma boa separação do que a infelicidade de um casamento. As pessoas têm que ser felizes e recomeçar

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...